Organizar e pensar estrategicamente o seu perfil no instagram é essencial para torná-lo um imã de seguidores na rede social, para que assim, consiga atrair novos seguidores e prospectar mais clientes, concorda?
Entretanto, o que tenho visto no mercado, são muitos profissionais apenas fazendo publicações aleatórias, sem preocupações com a organização do seu feed de notícias, destaques, foto do perfil e biografia.
A plataforma do instagram oferece vários formatos de divulgação e ferramentas para interação e engajamento para com a sua audiência: carrossel, vídeos, fotos, boomerang, igtv, enquetes, sticker de perguntas, grupos, direct, comentários, envios, salvamentos, likes, entre outros.
No entanto, nem todos profissionais utilizam os vários recursos que o instagram disponibiliza, fazendo assim, com que os seus resultados sejam menores.
Como já havia falado no blog da Escola Belart (você pode ver o post completo clicando aqui), o algoritmo das redes sociais, inclusive instagram e facebook, estão de olho tanto no produtor de conteúdo, quanto na audiência que está recebendo este conteúdo produzido. Não adianta querer engajamento, se você não engaja também com outros perfis.
Pensando nisso, resolvi então, te mostrar em 05 etapas, como tornar o seu perfil do instagram em um imã de seguidores e muito mais atrativo para obter novos resultados. Vamos lá?
1. Foto do perfil: ela é a sua vitrine.
Será a primeira coisa a chamar atenção de alguém. Por este motivo, invista tempo em produzir uma foto bacana, nítida e clara. Agora, se você utilizar a sua marca como foto do perfil, evite muitas informações na sua logo, algo mais reduzido e simples de ler, mesmo quando vista de longe.
2. Biografia: a famosa “bio do instagram.”
É onde você irá dizer quem você é, o que você tem a oferecer e quais são os seus principais serviços. Não se esqueça de colocar uma palavra chave em forma de #hashtag para segmentar o seu perfil, e ainda um link estratégico para as pessoas que entrarem no seu perfil, poderem acessar algo que você está divulgando.
3. Destaques (Highlights).
Sabe aquelas “bolinhas” que ficam salvas abaixo do perfil? São elas os destaques ou também conhecidas como Highlights. Ali, recomendo fortemente que separe por categorias os seus serviços ou atividades, para que assim, quando alguém estiver procurando por algo específico, possa achar tudo com muito mais facilidade.
4. Como organizar o seu feed de notícias.
Aqui você tem muitas opções para organizar as suas publicações. Inclusive existem aplicativos para te ajudar a simular e ver como ficaria o seu feed antes mesmo de postar.
Mas, basicamente você pode organizar o seu feed de publicações na vertical, na horizontal ou ainda em mosaicos. Sendo assim, construindo o seu cronograma de conteúdos mensais e definindo também a sua frequência diária de publicações, você conseguirá elaborar um feed mais organizado, limpo e atrativo.
5. O que não pode faltar na sua publicação.
Certo, preste muita atenção neste item aqui, você precisa ter todos eles adicionados em cada publicação que fizer, combinado?
Imagem colorida: seja ela uma foto ou vídeo, acrescente sempre cores no seu conteúdo, isso fará com que a sua audiência pare de imediato para ver do que você está falando por lá.
Legenda: conte uma história, tenha um título que chame atenção para continuar lendo. Não adianta ter preguiça de escrever, as pessoas se conectam a outras quando conhecem as suas histórias.
Hashtags: não adianta sair colocando várias em uma mesma publicação. Existem estratégias pensadas somente para elas. Quer um conselho? Utilize, em média, 07 hashtags em cada postagem: 03 sobre o assunto principal da publicação, 03 com derivações deste conteúdo principal e 01 da sua cidade ou local que você deseja atingir.
Quer saber mais sobre hashtags? Eu escrevi um post exclusivamente para elas aqui no blog. Para acessar e conferir é só clicar aqui.
Pin de localização: da mesma forma que as hashtags, os profissionais não costumam pensar este recurso de forma estratégica. Aqui não necessariamente você precisa colocar exatamente o local onde você se encontra, mas sim a cidade, estado ou país que você quer mostrar este seu conteúdo. Assim, pode ocorrer de pessoas que ainda não te conheçam, verem a sua foto ou vídeo e passarem a te seguir.
Quando você otimiza todos estes pontos, o seu perfil online no instagram se torna muito mais atrativo e receptivo. É igual quando entramos em um restaurante e pedimos o cardápio, se estiver tudo bagunçado, você não encontra nada e não consegue solicitar o serviço. Do contrário, quando organizado, fica tudo mais fácil de achar separado por categorias e alinhados em suas respectivas ordens.
Se você gostou destas dicas e o seu propósito também é fazer com que mais pessoas assistam os seus stories ou quer ver a sua publicação no feed ganhando mais expansão dentro do instagram, não deixe de ler o artigo aqui do blog onde eu te conto como aumentei em 6x o meu alcance no Instagram sem gastar um centavo com anúncios. 🙂 Acesse clicando aqui.
Thiago Souza
Publicitário com Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Consultor de Marketing Digital e Expert em Relacionamento e Vendas através das Mídias Digitais.
0 comentário