Na internet não existe uma fórmula mágica, como uma receita de bolo, onde você irá segui-la e o resultado final será o sucesso garantido. Quando falamos de mídias sociais, técnicas de persuasão são indispensáveis para vender mais.

Sair postando sem planejamento algum não trará resultados maiores. É preciso um cronograma de publicações e ações para que a sua publicação, de fato, chame a atenção da sua audiência e assim converta mais em vendas.

Pensando nisso, quero deixar aqui, 04 dicas para você destacar a sua publicação nas redes sociais e vender mais através destas mídias digitais. Preparado (a)? Vamos lá.

1. Título e texto persuasivos.

Antes de você começar, é necessário entender a dor da sua audiência, compreender o que seus seguidores estão procurando, assim você irá atingir o alvo certo. Não adianta mirar em qualquer um, pois quando você não tem um alvo certo, você acaba não acertando ninguém.

Títulos e textos persuasivos, nós chamamos de uma boa “copy”, já um profissional especialista em textos persuasivos se chama “copywriter”. Este profissional primeiro compreende o público no qual seu cliente está querendo atingir, para então escrever um título e texto que chame a atenção das personas, anteriormente estudadas por ele. Exemplos:

  • “Como eu conquistei o meu primeiro milhão aos 25 anos.”
  • “07 dicas para você vender mais sem sair de casa.”
  • “Você pode estar cometendo este erro agora mesmo e sem perceber.”

Aqui são apenas três títulos que criei neste momento para exemplificar. Porém, todos são baseados em alguns gatilhos mentais. Podemos falar mais sobre os tipos de gatilhos mentais em outro post aqui no blog, que também são técnicas para persuadir seu prospect.

2. Um texto que venda benefícios e não características.

É muito comum entrar nas redes sociais e ver várias empresas vendendo as características do seu produto e não os benefícios. São empresas que, na minha visão, ainda não entenderam qual é a dor do seu público alvo. Quando você entende a dor ou problema que o seu produto pode solucionar, suas chances de acertar se tornam muito maiores.

Para vender benefícios, é preciso saber qual valor o produto entrega para a sua audiência. Quando você entrega apenas características, o único item a ser questionado será o seu preço (R$). Uma vez escutei o grande @rochaerico falar e nunca mais saiu da minha cabeça a seguinte frase:

“Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica.”

Erico Rocha.

Quando você quer vender benefícios, você fala o porquê do seu produto ser tão importante para aquela pessoa, quais são as vantagens que ele irá trazer ao adquiri-lo, o quanto ele impacta e agrega na vida deste prospect e não ao contrário.

Como exemplo, vamos utilizar a área da estética e beleza, um mercado que venho me dedicando já há alguns anos.

É muito comum eu ver nas redes sociais, profissionais falando o nome da técnica que utilizam, o material, o tempo de duração do atendimento, dias vagos na agenda e o preço do procedimento no final da publicação. Isso são características do serviço à venda e não os benefícios.

3. Imagens que chamem atenção.

Aqui você pode utilizar imagens onde exista o contraste entre as cores, pessoas ou animais. É comprovado cientificamente que estímulos através de som, cor e imagem chamam a nossa atenção, afinal quem nunca ficou agoniado com as notificações em vermelho das redes sociais praticamente “gritando” e esperando que a gente clique nelas. “A mão chega a tremer.” 😛

Não conseguimos ignorar aqueles pequenos números em vermelho e por isso acabamos abrindo as notificações. Tudo é planejado e pensado para chamar nossa atenção, por este motivo, você deve fazer o mesmo. Teste com algumas pessoas antes de publicar, pergunte se a imagem, cores ou até mesmo o texto está chamando a atenção delas.

No mercado digital, muitos profissionais fazem os chamados testes A/B. Nada mais nada menos, que uma pesquisa com duas publicações diferentes para saber qual delas o público alvo interage mais.

4. CTA (Call to action).

No final da sua publicação NUNCA poderá faltar um botão de chamada para ação, mais conhecido no mercado digital como botões de CTA.

Dentro de uma publicação nas mídias sociais você pode colocar botões de conversa no chat, direcionar para o seu site, para uma Landing Page de captura de leads ou até direto para o seu carrinho de vendas.

 Tudo dependerá de qual o seu objetivo com a publicação, suas ações e campanhas de marketing. O importante é nunca esquecer de direcionar o seu prospect para algum lugar. Como, por exemplo:

  • “Deixe aqui nos comentários um EU QUERO para receber este material”.
  • “Clica aqui em cima deste botão e assista ao vídeo”.
  • “Faça parte agora mesmo da nossa lista VIP clicando neste botão”.

Se você ainda não sabe como engajar os seus seguidores, não se preocupe, eu tenho um post aqui no blog muito bacana que vai te ajudar nesta jornada de engajamento, clique aqui para ler.

Não esqueça de seguir a @plannercomdigital nas redes sociais, Facebook (clicando aqui) e também no Instagram (clicando aqui). Você pode me deixar DMs com dúvidas que eu respondo todas. Um abraço! 😉


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *