Falta de engajamento. Uma das maiores reclamações de profissionais e empresas que me procuram para falar sobre mídias sociais. O Facebook e Instagram por exemplo, estão entre as mídias sociais mais citadas por eles. Seguidores que visualizam, mas não deixam o seu like ou comentário nas publicações.

Bom, a falta de engajamento pode acontecer por dois motivos iniciais: você pode estar publicando o conteúdo errado ou você não está colocando CTAs (call to actions) em suas publicações.

Isso faz parte do seu planejamento e cronograma de conteúdo. Se você ainda não sabe como fazer um planejamento e inserir sua empresa nas redes sociais, clique aqui.

Quando você publica algo que não está sendo interessante para a sua base de fãs, isso pode fazer com que você perca alguns seguidores, ou pior ainda, acabar baixando o seu índice de relevância nas mídias sociais, aparecendo cada vez menos para os usuários.

Quando você não coloca CTAs (chamada para algum tipo de ação) nas suas publicações, você não está incentivando esta audiência a se engajar com a sua causa. Existem vários itens que toda publicação deve ter para chamar a atenção nas redes sociais, porém este será um próximo assunto para falarmos aqui no blog.

“Thiago, como eu faço para engajar o meu público dentro das mídias sociais?”

Certo, vamos lá. Dentro destas próprias mídias, existem ferramentas que te ajudam a criar conteúdos diferentes e, além disso, também a engajar os seus seguidores. Veja bem, quando eu falo em engajamento, isso não se resume em apenas curtir e comentar. Vamos expandir este conceito e pensar em cliques, visualizações, envio de mensagens por DM ou inbox, dentre outros itens.  Tudo irá depender de qual será o objetivo final da sua publicação.

1. Faça enquetes.

Enquetes são ótimas para engajar, você aborda um contexto inicial sobre um determinado assunto para a sua audiência e depois pergunta qual seria a melhor opção. Se você estiver abordando um conteúdo relevante para sua base de fãs, com certeza eles irão emitir as suas opiniões sobre aquele assunto que você trouxe como dúvida.

2. O quanto você gosta de…

No instagram temos disponível a ferramenta “o quanto você gosta de…”. Seria algo do tipo, de 0% a 100% o quanto você gosta de tal coisa. Como exemplo, vamos pensar em pessoas que se interessam por maquiagem, um boomerang com um produto ou kit de pincéis perguntando o quanto você ama fazer makes, seria uma ótimo conteúdo para engajar.

Se este perfil está relacionado a maquiagem e tem uma audiência que se interessa por este assunto, acredito fortemente que os seguidores irão se engajar com este tipo de publicação.

3. Tire fotos.

Sempre elabore uma foto de acordo com o seu posicionamento dentro das redes sociais. Tenha cuidado com os objetos que estão ao fundo da imagem. Uma dica legal, é deixar o foco da câmera no principal objeto que está compondo a imagem, deixando todo restante em desfoque para valorizar a sua foto.

Use apps para melhorar cores e luz, pontos principais de uma bela foto. Um app que gosto muito de usar é o Snapseed (Android clique aqui para baixar ou IOS clique aqui), mas existem outros inúmeros aplicativos para edição, então não há desculpa para publicações de fotos ruins.

4. Produzir pequenos vídeos.

Quando você produz vídeos mais curtos, maiores são as chances que você tem de uma pessoa assistir até o final. O instagram stories permite 15seg por storie, no próprio feed o tempo máximo é de 01min e agora com o IGTV, os vídeos podem serem gravados com mais tempo de duração. Como você pode perceber, são diferentes meios e possibilidades dentro de uma mesma rede social.

Assim como para as fotos, existem vários aplicativos para edição de vídeos feitos diretamente pelo celular. Com um app de edição no seu smartphone, você otimiza tempo, tornando tudo mais prático. A propósito, aplicativos de edição me parecem muito mais intuitivos do que os softwares de computador.

5. Saiba mais.

Este é o famoso e mais conhecido  “Arrasta pra cima”. Nem todo mundo sabe, mas o instagram só libera esta opção depois que você atingir os 10mil seguidores. Eu sei, é um pouco chato, mas a plataforma entende que depois dos 10k você se torna um influenciador digital dentro da rede social.

Eu sinceramente não concordo, acredito que perfis com menos de 10k já conseguem atrair, converter e influenciar sua base de fãs. E você, o que acha sobre este recurso?

Abordamos aqui, 05 estratégias e possibilidades que o Facebook e/ou Instagram oferecem a você para engajar a sua audiência e diversificar os conteúdos publicados. Existem outros recursos como criar uma oferta ou evento, adicionar um produto e escrever uma nota. Como eu falei antes, tudo irá depender do seu objetivo final. Nem sempre likes e comentários são as principais métricas para você analisar.

Gostou? Não esquece de seguir a @plannercomdigital no instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui). Durante a semana irei falar um pouco mais sobre estes recursos e o que as mídias sociais podem te oferecer para melhorar ainda mais os seus resultados. Até a próxima! 🙂


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *