Uma dúvida frequente dentro das clínicas de estética é saber como e onde focar na hora de vender mais. Muitas vezes acabo vendo dentro das minhas consultorias, gestores totalmente voltados, juntamente de suas equipes, para a prospecção de novas clientes, o que considero um equivoco quando você já tem um número considerável de consumidores na sua base, que não estão sendo trabalhados.

Um erro clássico dentro de muitas empresas são equipes focadas apenas em prospectar, esquecendo de construir estratégias para fidelizar e reter ainda mais, seus já então, compradores.

O mercado é claro, é 7x mais caro você atrair novos clientes do que manter aqueles que você já tem. Quando o objetivo está somente na prospecção e não na retenção, como gestor, você acaba demandando muito mais tempo e energia dos seus consultores de vendas, poder de persuasão e convencimento para conquista desse novo prospecto.

O principal motivo por isto acontecer, é que o seu cliente já passou por toda a jornada de compra (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra), ou seja, ele já sabe qual é o problema dele, reconhece isso, considera que você tem a solução para este problema e por isso comprou de você. Ele confia em você.

Imagem: Resultados Digitais.

O “pulo do gato” está na fidelização, continuar encantando esse cliente. Pensar na jornada de compra como uma experiência única, não somente durante, mas no pós-venda também.

Quando você encanta, você fortalece um laço entre a sua marca e o consumidor. Você estreita cada vez mais a ponte que liga cada um dos lados, demandando muito menos energia na hora de fazer uma venda.

Quer manter uma base ativa e recorrente de clientes? Invista em relacionamento, gere valor desde o início e proporcione um atendimento diferenciado. Realmente tenha interesse em ajudar, disponibilize parte do seu tempo para que este prospecto conquiste os seus objetivos. O sentimento será recíproco, de gratidão.

Por isso disponha de pelo menos um profissional unicamente para dar suporte para os seus clientes. No mercado chamamos de CS (Customer Success), o que seria o novo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). A grande diferença entre um e o outro, é que o primeiro tem como objetivo fazer com que o cliente alcance suas metas e solucione os seus problemas. Já o segundo, espera o cliente ligar para tentar solucionar aquele possível problema. Mas este será assunto para um próximo post aqui no blog.

Respondendo a pergunta então:

“Thiago, devo fidelizar ou atrair novos clientes?”

Os dois, a grande questão não é apostar tudo apenas na prospecção, construa com o seu time de marketing e vendas novas ações e estratégias voltadas para quem já é seu consumidor. Fidelize sua base de clientes, ligue, mostre interesse sincero em ajudar e ofereça benefícios, assim com certeza você manterá uma cartela de compradores muito mais ativos, trazendo novos resultados para o seu negócio.

Por Thiago Souza, Publicitário com Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Consultor de Marketing Digital e Expert em Relacionamento e Vendas através das Mídias Digitais.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *